O ato de fumar é a pior ação que você pode fazer contra a sua saúde. Os malefícios dos cigarros convencionais já estão muito bem estabelecidos, trazendo grandes prejuízos não só para os seus pulmões, mas imensamente para o seu sistema cardiovascular.
Nos últimos anos, a indústria do tabaco vem lançando no mercado um novo produto, os chamados Vapes, ou cigarros eletrônicos. Eles são igualmente, ou até mais, nocivos que os cigarros tradicionais. Se você gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, seguem 5 fatos sobre os cigarros eletrônicos.
1. Eles são seguros? Não. Além de nicotina, os cigarros eletrônicos contêm uma variedade de substâncias tóxicas (aerossol, solventes, nanopartículas, metais e saborizadores), que podem ter efeitos deletérios no sistema cardiovascular, respiratório e neurológico.
2. Ele é saudável por não produzir combustão? Não. Mesmo sem combustão, a nicotina é absorvida pelo organismo e em quantidades muito maiores do que no cigarro convencional. É possível quantificar a presença de Cotinina na urina (um metabólito da nicotina).
3. Qual a quantidade de nicotina em um cigarro eletrônico? 1 dispositivo produz cerca de 5000 puffs. Um maço de cigarro convencional produz cerca de 250 tragadas. Então, um dispositivo pode corresponder a 20 carteiras de cigarro.
4. Cigarros eletrônicos auxiliam aqueles que querem parar de fumar o cigarro convencional? Não. Os vapes são um produto com capacidade de causar dependência intensa e rápida, com alta quantidade de nicotina e outros produtos tóxicos deletérios.
5. Cigarro eletrônico mata? SIM. Em 2019, os vapes foram responsáveis por uma síndrome respiratória aguda chamada EVALI, que acometeu cerca de 2700 pessoas, dentre as quais, a maioria era adolescente, e matou cerca de 68 usuários.
Todas essas informações são baseadas em evidências científicas. Muitos estudos ainda estão em andamento, e, com certeza trarão mais esclarecimentos sobre o assunto. Se você quiser se informar mais sobre o assunto, seguem algumas fontes disponíveis:
Saiba mais:
· Dra Jaqueline Scholz: https://portugues.medscape.com/verartigo/6509722?form=fpf
Fontes:
· WILLETT PHD, Jeffrey, et al. The Tobacco Endgame. JACC (Journal of the American College of Cardiology), 2021-07-06, Volume 78, Edição 1, Páginas 77-81. 2021.
· Public Health Consequences of E-Cigarettes. National Academy of Sciences, 2018.
Comments